terça-feira, 27 de outubro de 2009

Auto-avaliação

Quando uma pessoa abandona o ensino secundário e entra no Ensino Superior esquece-se, pelas circunstâncias que rodeiam esta fase do ensino, de uma pérola da juventude: a auto-avaliação. E quando se lembra da mesma enquanto come esparguete, como é o caso deste que vos escreve, pensa também: para que raio servia aquilo?
Alguém aprendeu algo a fazer e a ouvir auto-avaliações? Algo mais que aquele célebre 2º periodo em que se pediu humildemente um 3+ a matemática à espera de ver um 4- na pauta e depois apareceu realmente o 3+ ? Quantas vezes aconteceu isto? Alguém alguma vez teve uma nota melhor na pauta do que aquela que pediu na auto-avaliação?
"Ai que a auto-avaliação é uma ferramenta para melhorarmos o nosso sentido critico.". Tretas. A auto-avaliação servia unicamente para os Professores perceberem onde estava o limite para nos roubarem. Para saberem quão baixa poderia ser a nossa nota sem que houvesse amuos ou insultos pelas costas.
E servia também para fazer os alunos passarem vergonhas. Qual é a necessidade de toda a turma saber as notas de cada aluno? Os professores não as sabem? Claro que sim, estão mesmo à frente deles na ficha individual. Mas não. Sentia-se um prazer cínico nos professores quando viam os alunos dizer alto, para toda a gente ouvir "Eu este período tive 7 e 10, por isso acho que mereço um 10, porque subi a nota de um teste para o outro. Fui pontual e assíduo e fiz sempre os trabalhos de casa.". E às vezes ainda se recebia como resposta um "Vai ter que falar mais alto que eu aqui não ouvi." do professor. Isto tudo porque o professor reparou que o Quim que estava no fundo da sala não ouviu e portanto perdia a oportunidade de fazer parte do riso colectivo e dos comentários paralelos: "7 e 10 e quer um 10? Que sonhador." ou o clássico "Pontual? Se aquilo é ser pontual eu chego às aulas meia hora antes.".
Pede-se com urgência que acabem com esta imoralidade nas escolas. É de um sofrimento psicológico atroz e em alguns casos pode roçar o sofrimento físico. Ao pé da auto-avaliação, fumar dentro da escola é uma actividade lúdica apreciável.

P

1 comentário:

Xela disse...

Risos

tou a ver que ficas-te traumatizado para a vida=P

beijo*