terça-feira, 8 de maio de 2007

Tributos e outros

Quero prestar aqui uma homenagem a um mecânico (anónimo, claro) que vou tratar por Senhor Saragoça e que compôs o meu bólide no dia de hoje. Para terem noção da grandiosidade do Senhor Saragoça, o que sucedeu foi o seguinte:
O carro, por mania de certeza, decidiu que o motor era um assador de sardinhas e que tinha que aquecer até ao máximo para o seu fiel dono, eu, quando chegasse a casa tivesse sitio para assar as próprias sardinhas. Mas com pena minha, ele não sabia que eu não sou fã de sardinhas e portanto, tive que retirar o grelhador do motor. Fui com 1 amigo, o R, à garagem do Senhor Saragoça, e o que se passou foi isto, sem tirar nem pôr:

P: "Bom dia, o meu bólide está com um problema, o motor aquece muito. Já vi a agua e o óleo e está tudo normal."
Senhor Saragoça: "Hmm..isto hoje está muito cheio, terá que passar outro dia com ele."
P: "Ah." (com entoação)
R: "*Bah, mas que nabo, aposto que não sabes compor o carro."
(Obrigado por este asterisco R , foi o ponto de viragem da situação possibilitando o arranjo do carro. Beliscaste-lhe o orgulho.)

SS: "O quê?? Não sei? Mas que carro é ?"
P: "É um XPTO."
SS: "Um XPTO de 98 ?"
P: "Sim."

E aqui pára tudo. Mas o que é isto? Eu digo a marca do carro e ele saca o ano de fabrico?? Eu nem tentei, mas acho que se lhe dissesse a cor da pintura ele me dava a marca do rádio e o tamanho da antena em milímetros. Meus amigos e outros, eu senti logo ali que aquele senhor estava para os carros como os provadores de vinho estão para os vinhos. Em vez de cheirar o vinhinho e "Hmmm isto é um Bridão, Reserva de 2001, 7,5€ " com um fato de jogar snooker vestido, está de fato macaco (azul escuro, pois claro), com as mãos cheias de óleo e diz "Hmmm XPTO de 98, problema no termostato , 75€ ".
Continuando, depois daquele momento senti que era ali que tinha que deixar o meu bólide, e assim foi. Ao chegar a casa bem descansado é que me lembrei de uma situação e pensei para mim "Está aqui um berbicacho." . O carro tem um problema com o fecho centralizado, que impossibilita que o carro abra na porta do condutor. Se se for teimoso e se quiser abrir à força ele come a chave. Sim, a chave fica retida. Ora bem, eu não faço mais nada, ligo para o Senhor Saragoça com medo de ficar sem chave do carro.

P: "Xôr Saragoça, granda maluco, então tá tudo? Olha o fecho centralizado está com um probleminha, acho que é de origem do carro já. Ao abrir a porta, abra do lado do passageiro se não fica sem chave."
SS: "Sim, já tinha visto isso, falta ali uma pecinha. Hoje se tiver tempo ainda lha ponho e fica a funcionar."

Quer dizer, eu falo-lhe de um problema e ele afinal já o sabe? Mas de quem é o carro? Meu ou dele? É meu, mas o Senhor Saragoça demonstra mais uma vez a enorme classe que tem, tal como o provador de vinho que cheira mais uma vez o mesmo vinho e diz "Haha, afinal é Bridão de 2000 e está em promoção no Continente de Carcavelos, 10€ 2 garrafas.", ele liga e diz "Haha, afinal não é só o termostato, tem o fecho centralizado estragado e se compuser os 2 faço-lhe um desconto.". Admito que me senti tentado depois de desligar, a fazer estas chamadas em modo sucessivo:

P: "Olha não sei se reparaste mas o carro tem o para choques de trás um pouco amolgado."
P: "Hmm a luz para se ver os controlos para o aquecimento do carro, como deves ter reparado perfeitamente dado que está de dia e de certeza que foi preciso ligar as luzes do carro, não dão. Estão assim fundidinhas..."
P: "Hmm olhe agora estamos na queima e não sei se viu mas os tapetes do carro têm um bocado de terra e pó. Se calhar não te vais sentar no carro assim porque sujas a sola dos sapatos. Agora que falo nisso, os bancos não estão nada limpos também. "

Não fiz nada disto porque tinha sono, mas acredito que ele tivesse resolvido todos os problemas. Ou se calhar não.
De notar em todo o processo a relação cordial criada entre cliente e empregado, em que eu, P, cliente, tratei o Senhor Saragoça por tu e ele sempre me tratou a mim, P, cliente, por você. E agora dizem-me "Ah mas não devia ser assim, tu és mais novo P. Tu é que devias ter tratado o Senhor Saragoça por você porque ele é mais velho." e eu respondo "Mas alguém aqui deu idades para saberem quem é mais velho ou deixa de ser?"
Mas sim, têm razão, ele é mesmo mais velho. Mas quem usou calças ali meus amigos, fui eu. Ele estava de suspensórios e fato macaco.

P

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem..perfeito, perfeito..mesmo perfeito--era se o senhor Saragoça estivesse de pijama!!!!
Qual fato de snooker, qual fato de macaco, quais supensórios...perfeito era mesmo o pijama..então seria uma festa...a tal..a do pijama!

Anónimo disse...

Melhor que o Sr. Saragoça so eu a mudar pneus :P

Sr. Saragoça Líder :)

Anónimo disse...

Vá lá P.veste o pijama e põe-te a escrever...

Anónimo disse...

Então?O blog precisará de ir ao Senhor Saragoça?Será do termostato?Hummm..blog de 2007...só pode ser bloqueio....