quarta-feira, 13 de maio de 2009

Expressões

Há expressões que não lembram ao diabo. (viram?)

"Não vejo um boi."


Gosto muito quando esta expressão é usada para descrever nevoeiro.
"Tá nevoeiro. Quanto? Epa sei lá, sei que não vejo um boi.".
É simples: se eu estiver em casa e por alguma eventualidade não possuir um boi no meu perimetro de visão, está nevoeiro em casa. Mesmo que não veja nevoeiro nenhum.
Quando não se vê um boi, está nevoeiro. Anotem.


"Dia de pica o boi."

"Bem, vou dormir que amanhã é dia de pica o boi.".
Ainda gostava de ver alguém a picar um boi e sair de lá inteiro. Em vez de dizerem que vão trabalhar não, dizem que vão picar bois para se armarem em durões. Eu nunca tal vi. Mas força, continuem de agulha na mão por esses repastos fora a picar os animais.


"No cú de Judas."

Quem é que nunca ouviu algo como "Peguei no carro, comecei a andar mas perdi-me e fui parar ao cú de Judas."
Tenho pena do Judas. É complicado, mas Deus não dorme. Judas traiu Jesus e para castigo passa os dias a receber viaturas como se fosse uma garagem.
Eu sei que também depende da viatura, mas parece-me justo dizer que todas têm para cima de metro e meio de comprimento. É viaturas e pessoas. O cú de Judas é uma localidade bastante evoluída, dada a afluência e movimento da mesma.


"Onde Judas perdeu as botas."

Acontece por vezes o cú de Judas estar a abarrotar e então em vez de "Estou no cú de Judas", porque não dá para estar , está-se "onde Judas perdeu as botas.". Por mim tudo bem, só não me parece é que Judas usasse botas. Ou andava descalço ou então de sandálias. Mas já não digo nada..


"Enquanto o diabo esfrega um olho."

Para começar: o diabo terá mesmo olhos? Já vi muitos diabos desenhados, já vi pessoas que elas próprias são diabos, enfim..já vi muitos diabos mesmo. Sim, todos eles tinham olhos. Assumindo que o diabo da expressão também os tem, a minha dúvida é outra: Já alguém viu algum diabo a esfregar um olho? Se já, contou o tempo? Foi rápido? Pessoalmente gosto muito de esfregar os olhos e sou menino para ficar por exemplo 2 minutos a esfregá-los. Isto só por gosto. Quando vejo algo que me surpreende então é que pronto, posso eventualmente gastar 10 minutos no acto de esfregar o olho. Vai daí que "Vou lá num instante, vais ver. É enquanto o diabo esfrega um olho." não pode nunca ser associado a rapidez. A não ser que me filmem o diabo a esfregar um olho com um cronómetro ao lado. Se demorar por exemplo 10 segundos e se conseguir notar um ar de satisfação próprio de quem esfregou tudo o que havia para esfregar, então sim, é uma expressão para descrever rapidez. Até lá é uma expressão parva.


"Meter o rabo entre as pernas."

"Levantei-lhe a voz, dei-lhe dois berros e ele meteu o rabo entre as pernas e foi-se embora."
Esta questão de posicionamento intriga-me. O rabo está entre as pernas ou considera-se acima das pernas? É que se é acima, meter o rabo entre as pernas deixa antever uma queda do rabo que pode ser prejudicial à saúde. Deve ser um bico de obra para voltar a por o rabo no sitio, não? Se porventura o rabo já está entre as pernas, parece-me escusado dizê-lo. Também ninguém diz "Olha dei-lhe dois berros que ele meteu o nariz acima da boca e foi-se embora."


"Partir o coco a rir."

Eu não gosto quando me dizem "Vou-te contar uma anedota que é de partir o coco a rir." porque já sei que me espera uma carga de trabalhos. Como já tenho alguma experiência nisto, digo-vos o que fazer quando se virem nesta situação:
1) Pedem ao engraçado para esperar 10 minutos sem contar a anedota.
2) Saem para o mini/super/hiper/o que quiserem mercado mais próximo e compram um coco.
3) Regressam para ouvir a anedota.
4) Mal se comecem a rir atirem o coco ao chão até partir.
5) Está feito. Partiram com sucesso o coco a rir.


"Com a boca na botija."


"O ladrão foi apanhado com a boca na botija."
Hmmm eu se vir alguém com a boca na botija o máximo que posso pensar é que está a terminar com a própria vida. Chamar ladrão a alguém que faz isto parece-me exagerar. E sinceramente, acho que nunca ninguém se tentou suicidar a comer gás pela botija.


"Leva lá a bicicleta."

Quantas vezes já não vi eu pessoas a meio duma discussão virarem-se e dizerem "Pronto, está bem. Leva lá a bicicleta.". Já aconteceu com amigos meus e tudo, mas no fim de contas eu nunca os vi a receberem bicicleta nenhuma. Devia haver uma lei que obrigasse quem diz esta expressão a ir imediatamente buscar uma bicicleta para dar ao individuo que ficou de a levar. É que assim é tudo muito bonito, é o diz que disse mas depois ninguém faz.


"Estou mortinho por..."

"Estou mortinho por chegar a casa."
Quando tiver casa própria espero não falecer quando lá chegar. E muito menos falecer e ainda conseguir dizer sem vida que "estou mortinho.". Mortos a falar parece-me um negócio estranho.

P

2 comentários:

Anónimo disse...

JÁ AGORA MAIS UNS PEQUENOS CONTRIBUTOS:

«EU ESCANGALHEI-ME A RIR »...
«NEM QUE A VACA TUSSA»..
«O GAJO PASSA-SE DOS CARRETOS.»..
«METER OS PÉS PELAS MÃOS»..
«TOU PELOS CABELOS.»..
«PASSAS A VIDA A METER ÁGUA » ..
«VÁ PARA O DIABO QUE O CARREGUE»..
«VÁ PENTEAR MACACOS»..
«TÁ A FALAR PARA AS PAREDES»...
«ELE TEM MAUS FÍGADOS»..
«É UMA CABEÇA DURA»...
«TEM UM CORAÇÃO DE MANTEIGA»..
«EXPLICAR TIM TIM POR TIM TIM»..
«ARMAR-SE..EM PARVO»..
«BATER MAL DA BOLA»..
«ELE É UM PRATO!»..

Anónimo disse...

LOL! xD
Continua a postar que tens por vezes tens assim uns rasgos bem fixes!